quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"Olhá Bimba!"

Foi o alegre cumprimento que o meu F. deu à caixinha mágica que dá pelo nome de Bimby.


É verdade, ainda não falei de nada do que se passou neste meu último aniversário. O turismo que se fez vou deixar para outro post (para pôr algumas fotos) vou agora fazer um post onde vos vou falar da prenda que o papá me deu.


A Bimby.


-É fantástica? - perguntam vocês

-É! - digo eu

-É mágica? - perguntam vocês

-Não! - respondo eu enquanto reviro os olhos...


Ora bem, a Bimby é uma máquina fantástica, mas não é mágica como muitas pessoas pensam. Têm que cozinhar à mesma minhas amiguinhas! A única diferença é que enquanto que na cozinha tradicional, normalmente temos que estar de olho para que os alimentos não se queimem, vamos mexendo sempre a paparoca, e, temos muito a mania de provar de vez em quando e acertar os temperos enquanto esperamos que a comida fique pronta, por seu lado na Bimby, pomos os alimentos, fechamos a tampa e só voltamos a abrir quando aquele passo ficou completo (ex: pomos os ingredientes para um belo refogado, regulamos a temperatura e os minutos. fechamos a tampa. quando o refogado está pronto, a bimby apita. abrimos a tampa colocamos os ingredientes seguintes, regulamos a temperatura e os minutos, fechamos a tampa....).


Agora não me venham dizer (como já algumas pessoas me disseram) "Ai não quero nenhuma Bimby! Eu adoro cozinhar!". A minha resposta é: E O QUE É QUE O CÚ TEM A VER COM AS CALÇAS?! AHN?? Querem ver que também preferem o passe-vite à varinha mágica? Lavar à mão no tanque em vez de usar a máquina de lavar roupa... A Bimby não faz tudo sozinha! As senhoras doutoras vão cozinhar à mesma! A diferença reside apenas no facto que não temos que estar a vigiar constantemente o tachito. Podem, por exemplo, preparar tudo e ir tomar uma bela banhoca. Ou ir passar a ferro. Ou brincar com os filhotes. Ou... ver um filme descansada! Cozinham à mesma, boa? E nos fóruns e blogs que há por essa internet fora, acreditem que vão descobrir receitas de que nunca ouviram falar.


Mais coisas boas que a Bimby tem... confesso que não a uso tanto como julgava. Uso mais para fazer sopas (ficam deliciosas), cozinhar a vapor (o meu robalo com molho saké é de comer e desmaiar por mais), fazer sumos (uhmm... sumo de cenoura...). Ainda não experimentei doces nem bolos.


A bimby é uma balança maravilhosa! Ainda no dia em que fizemos o Chirniqueiro, usei só como balança (para espanto do F. que só me perguntava pela balança digital que me deram no Natal). Podemos pôr (por exemplo) 50gr de farinha e se carregarem no símbolo da balança novamente, podem pesar o açúcar sem precisarem de retirar a farinha.

Sempre que pressionamos o simbolo da Balança, ela fica automaticamente a zeros o que é fantástico, pois não temos que andar sempre a pôr e a tirar ingredientes do pratinho.


Agora... vamos passar ao menos bom:


- Não. O mito de que a Bimby se lava sozinha não passa disso mesmo. De um mito. Têm mesmo que a lavar, ou então pôr na máquina (confesso que lavo sempre à mão porque na máquina vai ficando baça)


-A comida fica tão boa como estamos habituados? Não. Infelizmente, aí tenho que dar a mão à palmatória, pois os pratos tradicionais não ficam tão bons. A minha teoria é que enquanto vamos mexendo, estamos sempre a provar e a rectificar e na bimby como fechamos a tampinha, não há tanta tendência a provar e a acertar os temperos. É claro que eu sou maçarica e que as profissionais do assunto de certeza conseguem pratos igualmente deliciosos ao modo tradicional de cozinhar.


-Não, não dá para programar a Bimby e chegar a casa com o comer pronto. Porquê? Porque na maioria dos pratos existem vários passos necessários - não há nenhum que seja pôr lá os ingrediente e já está - e também porque não existe nenhum relógio que possamos programar.



Continuo satisfeita? Continuo. Abriu-me os horizontes a montes de pratos que eu não conhecia, é uma maneira simples, fácil e rápida de preparar uma refeição e permite gozar muito mais o tempo que temos disponivel, já que não temos que estar sempre com medo de deixar o tacho ao lume.

1 comentário:

olharbiju disse...

Olá amiga.
Tenho ouvido falar muito dessa tal "bimba"... mas olha acho que vou ficar pelos tachos mesmo!
Boa sorte, Srª D. de casa!
Bjnhosssssssssss
alice