domingo, 30 de janeiro de 2011

Foram precisos 7 anos, mas fiz as pazes com o Saramago

É verdade! Foi mais ou menos à 7 anos atrás que comprei o Levantados do Chão para ler nas férias. Sim... escolhi esse porque a acção decorre no Alentejo e com alentejanos - eu sou muito previsível, eu sei. Adorei a história, mas não consegui seguir muito bem o raciocínio e aquele estranho modo de escrever. Acabava de ler uma página e tinha que voltar ao inicio, porque simplesmente não tinha percebido nada de nada!!

Deixei de parte e segui para outro que tinha comigo, mas por vezes, lá voltava eu a tentar, mas nada. Ganhei raiva ao autor "Mas o que é isto?!? Um livro que eu não consigo ler?!?!?"

Ao fim de todos estes anos, a percorrer os corredores do Jumbo, agarrei em mais um livro dele. Desta feita, naqueles poucos minutos tudo me pareceu simples de ler. Decidi arriscar e comprei. A medo, peguei-lhe em casa algumas vezes até realmente iniciar a sua leitura. Depois de começar, foi viciante. Adorei o livro, a história, o modo de escrever, ri, choraminguei... Acabei ontem à noite até com muita pena e tristeza de ser tão pequeno. Queria saber mais!!! Agora, não sei se arrisco a dar mais uma hipótese ao Levantados do Chão, ou se compro o Caim... mas se tivermos em conta que devo ter uma dúzia de livros em casa à espera que eu os leia, e mais um encomendado na Wook - não conta para a arruinar a resolução! Só comprei porque o vale de desconto estava a chegar ao final do prazo!! - talvez seja melhor decidir mais tarde o caminho a seguir.

E sim... comprei este porque era sobre um elefante. Eu sou muito previsível. Eu sei ;)

2 comentários:

Butterfly disse...

Nunca li Saramago. Mas já estive para comprar A Viagem do Elefante. Um dia arrisco. :)

Istari disse...

Arrisca! É muito bom! Acabei foi o livro com uma lagrimazinha no canto do olho, por ter de me despedir do Salomão :)