sábado, 30 de outubro de 2010

Carta aberta a todos os meus colegas, amigos e familiares

Só oiço dizer e só leio que Portugal está pior do que nunca. Que estamos num buraco financeiro e que nunca estivémos tão mal e bla bla bla...
Sim. Estamos muito mal. Sim, é verdade que estamos em crise, mas não me venham com tretas porque as pessoas que em Portugal, estão a sofrer verdadeiramente com a crise são as pessoas que vivem no interior, onde praticamente não há oportunidades de emprego. Ou as pessoas que já são um pouco mais velhas e que por causa da idade já não recebem propostas de emprego.Nas grandes cidades, sejamos honestos, só fica no desemprego quem quer. Quem se pode dar ao luxo de não aceitar qualquer coisa que lhe seja oferecida... Conheço muitas pessoas no Fundo de Desemprego porque ganham quase o mesmo do que se fossem trabalhar e por isso preferem ficar em casa a coçar a micose, e, ainda mais, os que andam a chupar o fundo de desemprego e depois andam a trabalhar, recebendo os ordenados por debaixo da mesa.
E as reformas, por muito duro que isto vos pareça, a verdade é que a maioria dos reformados nunca contribuiu com pevas para o país! O meu proprio avô me admite que recebe reforma das temporadas que trabalhou em França porque lá não perguntavam se as pessoas queriam descontar do ordenado, simplesmente descontavam. E quando os patrões perguntavam, cá em Portugal, se queriam descontar, todos diziam logo que não! Que queriam receber o ordenado completo. E hoje? Hoje andamos nós a trabalhar para pagar estas reformas e quando chegar a nossa altura, já não vai haver mama...
E desde quando, é que quando os nossos pais eram novos, ou mesmo nós quando éramos mais catraios, tinhamos uma vida melhor? Nunca estivemos nós tão bem! Nunca se venderam tantos carros de luxo, nunca se venderam tantos computadores, nunca se compraram tantas coisas topo de gama, nunca se esgotaram tantos concertos, festivais e salas de espectáculo...Nunca as lojas estiveram tão cheias, nem os casamentos foram tão cheios de cornicoques como actualmente.
Ainda me lembro do meu irmão (que é 11 anos mais velho do que eu) andar a poupar sei lá quantos meses, se não mesmo um ano, o seu ordenadito que ganhava na Fábrica da Robialac, para comprar um computador. E nunca na vida, me lembro dos meus pais terem ido jantar fora todas as semanas, como muita gentinha que conheço. Se íamos jantar fora, era quando o rei fazia anos.
Take-away?? Take-away era quando nos permitiam levar a paparoca da cozinha para a sala (para podermos ver televisão. Já que a sala era a única divisão com tv).
E roupas?? Roupinha dos putos era na Praça\Mercado ou da mais baratinha (tipo a do Continente) que havia, não havia cá roupa da Benetton (como a minha cunhada compra para a minha sobrinha, que se veste quase basicamente só com roupa desta marca). Sempre usei roupa rasquita no dia-a-dia. Roupa com mais qualidade, só nas datas especiais, tipo aniversários, Natal, passeios de escola, ou até mesmo no dia da Procissão (AHAHAHAHAH).
Não me venham cá dizer "AAAAAAH nunca estivemos tão mal como agora" enquanto conduzem a vossa carrinha BMW ou Audi ou Mercedes... ou enquanto estão sentados na vossa sala, na casa onde têem mil divisões (um quarto para vós, outro para um dos miudos, outro para outro dos miudos, outro para fazer de escritorio, a sala, outro quarto para o canário, outro para o cão e outro para o gato - sim... que eu e o meu irmão, com 11 anos de diferença, dormíamos no mesmo quarto - grande remédio - e o nosso escritorio era um cantinho na sala de estar e outro cantinho na marquise- sim, nós temos uma marquise, porque parecendo que não, ó vós que odiais os aluminios que cobrem as varandas desses prédios por Portugal fora, é uma divisão que se ganha para arrumos e para escritório, escritório esse onde se treme de frio no Inverno e se morre de calor no Verão, porque sejamos honestos os isolamentos não são grande coisa eheheheheh) Sempre que oiço esse choradinho a minha resposta é: Pleaseeeeee. Vocês merecem é um par de chapadas vindo de quem realmente está a sofrer com a crise.
Honestamente... eu sei que se lembram como eram as coisas, por isso não sejam hipocritas, tá?
Yours truly,
Istari
P.S. desculpem lá o desabafo, mas depois de passar a hora de almoço, a ouvir choradinho, não aguentei!!

1 comentário:

macati disse...

nao es a unica q pensa assim...
heehehehehhe bjcas