domingo, 13 de março de 2011

Geração à Rasca

Quando ouvi falar na manif que ia acontecer recordei logo aquelas manifestações estudantis contra as propinas, onde só vemos meninos do papá com roupinha de marca e telemóveis topo de gama na mão a queixarem-se de terem pagar por 6meses, aquilo que muitos de nós tivemos que pagar por mês na privada (sim, porque não venham com histórias porque a verdade é que os cursos não são todos iguais e por exemplo o meu não existia no público. E o que eu ia gastar por mês para ir para um curso mais ou menos parecido com o meu, se tivesse ido para o Público (a contar com deslocações, comida, alojamento...) ficaria mais caro do que entrar para uma privada). Manifs com meninos betos armados em parvos e a fingirem-se de pobrezinhos, quando envergam roupinhas cujo preço quase da para alimentar uma família de 4 (e nem vou falar das Bolsas... na minha turma as únicas pessoas com bolsa de estudo, deviam de ser os que mais dinheiro tinham! Querem saber como isso é possível? Os pais são trabalhadores por conta própria e fazem o que muito boa gente faz. Ganha ao máximo, desconta o mínimo e depois na reforma vem-se queixar que a reforma mal dá para comer).

Mas felizmente não foi isso que aconteceu. Foi uma manifestação como deve ser. Que realmente apelou ao povo e a todas as camadas sociais. Jovens altamente qualificados que ganham o ordenado mínimo mas também idosos que vêm as coisas a andar para trás e a voltar ao tempo em que a ajuda do Estado era 0 apesar deste exigir impostos. Foi uma manif pacifica, com cabeça tronco e membros, que luta por aquilo que todos queremos: qualidade de vida!


Creio que todos sabemos que trabalho há muito, empregos é que há poucos; mas também todos acreditamos que mesmo um trabalho deve ser remunerado de acordo com as nossas funções! Queremos mais segurança para criar uma família! Queremos ajuda do estado contra as empresas e não que estes se unam para tramar os trabalhadores!!


Se eu estou a ganhar bem? Não! Mas ao menos não ganho o ordenado mínimo como muitos colegas de curso! E que raio de país é este que trata assim os rostos da actividade que mais contribui para o PIB nacional? Quando são assim connosco, nem quero imaginar como serão os outros sectores.



A LUTA CONTINUA QUANDO O POVO SAI À RUA!!!

Sem comentários: