quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Natureza Inspira-me

Vamos sacudir as tristezas, já que estas nem pagam contas nem fazem bem ao espírito.

Este ano, descobri que até nem tenho tão pouco jeito para a pintura como pensava. Quer dizer, não estou a querer, com isto, dar a entender que tenho talento, mas não sou tão má como pensava!

Foi por isso que quando precisávamos de um quadro para o quarto, decidi ser eu a tentar pintar. Comprei um bloco de papel próprio para pintura a óleo e\ou aguarela, fui fazendo esboços; comprei uma tela no chinês (das mais pequenas) e fiz mais uma tentativa; até que escolhi um dos 3.000 temas diferentes.

Comprei uma tela de qualidade e bastante grande, inventámos um cavalete com uma floreira e umas estantes, e durante algumas tardes (durante a hora da sesta), lá fui eu pintando, aos poucos. Primeiro a base. No dia seguinte o azul do céu. Depois os ramos. Depois dos ramos as folhas e os frutos com pastel. Ainda passei com pastel a óleo nos ramos, para dar mais dimensão... Finalmente uma camadita de verniz... Quando terminei fiquei a torcer o nariz, no esboço a árvore tinha ficado mais frondosa... Mas depois de colocado no quarto até, confesso, que já gosto bastante dele! Agora fiquei até com vontade de pintar os restantes esboços. Tenho um esboço de papoilas que ainda vai ter que acabar em quadro, nem que seja para depois ficar a embelezar a garagem...


 O engraçado é que me estava a inspirar numa oliveira e o F. disse-me que em vez das azeitonas verdes ou pretas, queria frutos vermelhos - porque o quarto precisa de cor e vermelho fazia mais contraste com o azul. Claro que a artista teve que aceder ao pedido do seu Mecenas, por isso agora temos aqui uma representação naïf (como diz o meu sogro) de um híbrido de oliveira com... uma cerejeira??


P.S: quero desde já agradecer ao fotografo (cof cof F.) por ter tirado uma foto tão torta que até dá dó.

Sem comentários: