sábado, 4 de dezembro de 2010

Livros, Livrinhos e Livrões

Hoje estive a ler uma discussão intelectual num outro blog, sobre a inteligência de cada um, de acordo com os livros que lê.

Sim senhor, tudo muito bonito, mas será que se pode mesmo dizer "diz-me que livro lês e dir-te-ei o quão inteligente és"??

Por exemplo, o meu livro favorito é: Mulherzinhas de Louisa May Alcott. Porquê? Porque foi dos primeiros livros que li, que amei, que estará para sempre no meu coração e que leio todos os anos (mais ou menos por esta altura).

Gabriel Garcia Márquez ou qualquer outro Nobel, que fica sempre bem dizer-se que se ama de paixão, sim... leio, mas não digo que os ame loucamente. Gosto do modo de escrita de alguns, de outros não... tenho alguns livros mais intelectualóides mas a verdade é que nem sempre me apetece. E mesmo esses autores têm livros e livros. Não são todos excelentes, pelo amor de Deus!

Sou muito de fases. Já tive uma fase mais lamechas em que o P.S. I Love You me fez acabar o livro abraçadinha a ele e com uma lagrimazinha ao canto do olho; quando tenho mais paciência gosto de ler algo que me faça pensar ou apreciar o modo como o autor escreve (para mim, O Leitor de Bernard Schlink tem uma das melhores escritas de sempre) mas ultimamente, devido talvez à fase de stress que ando a ter, ando mais virada para as comédias (como as da Sophie Kinsella).

Na minha estante, tenho tudo mais ou menos dividido por temas - BD, comédias, livros do coração, livros da escola (turismo, turismo, turismo eheheh), intelectualóides, um espaço só para os livros que tenho ainda para ler... E sim... tenho uma parte dedicada ao meu querido Harry Potter e à saga Twilight e não tenho vergonha de dizer que gostei bastante de ler todos eles! Aliás, o espaço que tenho dedicado aos meus bebés no escritório é já tão pouco (apesar da estante ser enooorme, que em algumas áreas) que - graças ao facto da prateleira ser profunda - tenho 2 filas de livros em cada divisória.

Também tenho livros que comprei naquele sitio maravilhoso que é a Feira do Livro no Parque Eduardo VII, quando ainda tinha os meus 14 ou 15 aninhos e que só agora os consegui ler e gostar. Como o clássico Monte dos Vendavais que comprei porque falavam muito bem do livro, que era tudo e mais alguma coisa... a primeira vez que o li, acho que nem o acabei. Este ano resolvi dar uma hipótese ao bicho e... amei. A história, as personagens, o modo como a menina Brontë escreve... lindo!

Tal como de vez em quando sabe bem ver um filme de ficção cientifica (eu pelo menos adoro) e um filmezinho pipoca, também faz falta um livro pipoca para passar o tempo. Acho que não precisamos de estar sempre a ler livros mais sérios. Será que a maioria das pessoas que o faz, fá-lo por gosto ou porque parece bem e de alguém com um Q.I. alto? Acho que para seriedade já nos chegam os nossos trabalhos, e por vezes, a vida, não? Quando estamos na praia, vamos levar a Guerra e Paz, ou o Código Da Vinci? Por amor de Deus! Sempre que vejo pessoas a falar mal dos livros do Dan Brown penso logo: olha este... é daqueles que deve ter a mania que é muito esperto e como os intelectuais não gostam, fala mal, mesmo que nunca tenha lido nada do homem!!

Mas qual é a vossa necessidade em falar mal dos autores? É complexo porque são autores populares e vocês são aqueles tipicos cromos sem amigos, sem vida social, com a mania que são os maiores e os mais inteligentes? Tipo Sheldon da série Big Bang Theory? E como tal, todo aquele que é popular, é porque não tem cérebro e não sabe falar sobre a teoria das cordas?
Na mesinha de cabeceira tenho 3 livros: To kill a mockingbird (não sei o nome em português), A viagem do Elefante e uma comédia ranhosa que não estou a conseguir ler e que acho que vai acabar no fundo da garagem ou na estante dos livros que foram desterrados para o Alentejo. Estou completamente presa ao To Kill a Mockingbird (apesar de estar a ler na versão original e de existirem muitas passagens em inglês tipico do Sul dos E.U.A.) e a Viagem do Elefante vou para aí na página 12 porque simplesmente não consigo estar com atenção...

J'adore livros. Mas todo o tipo! Ok ok menos de terror... apesar de ter comprado um, para oferecer ao meu F., e de ter muita vontade em lê-lo. Só que... bem, digamos que apenas que sempre que olho para a capa e leio Misery lembro-me logo daquela cena do filme em que ela parte os tornozelos ao senhor, e como essa foi a unica coisa que já vi de tal filme, e imagino que não deve ser o pior que ela lhe faz, bem...perco toda a vontade!

Eu não julgo ninguém pelo livro que consideram o que mais marcou as suas vidas... Até porque o nosso livro favorito não quer dizer que seja o melhor que já lemos! É um livro que nos marcou, seja na infância, adolescência ou vida adulta, e para quem gosta de ler, existem muitas mais razões para um livro nos marcar do que apenas a sua semântica... Já ouviram falar no Clube dos Poetas Mortos??? Ou isso também é algo muito simplório para vós?

Agora e vós, meus amores, qual é o livro da vossa vida e porquê? (será que é desta vez que alguém responde às minhas perguntas? Hope So!!)

Sem comentários: