segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dias de Semana

Todos os dias de semana, quando entro na auto-estrada, sinto-me sempre uma verdadeira Maverick! Temos que olhar para todas as direcções para não sermos abalroados por ninguém...

domingo, 30 de janeiro de 2011

Foram precisos 7 anos, mas fiz as pazes com o Saramago

É verdade! Foi mais ou menos à 7 anos atrás que comprei o Levantados do Chão para ler nas férias. Sim... escolhi esse porque a acção decorre no Alentejo e com alentejanos - eu sou muito previsível, eu sei. Adorei a história, mas não consegui seguir muito bem o raciocínio e aquele estranho modo de escrever. Acabava de ler uma página e tinha que voltar ao inicio, porque simplesmente não tinha percebido nada de nada!!

Deixei de parte e segui para outro que tinha comigo, mas por vezes, lá voltava eu a tentar, mas nada. Ganhei raiva ao autor "Mas o que é isto?!? Um livro que eu não consigo ler?!?!?"

Ao fim de todos estes anos, a percorrer os corredores do Jumbo, agarrei em mais um livro dele. Desta feita, naqueles poucos minutos tudo me pareceu simples de ler. Decidi arriscar e comprei. A medo, peguei-lhe em casa algumas vezes até realmente iniciar a sua leitura. Depois de começar, foi viciante. Adorei o livro, a história, o modo de escrever, ri, choraminguei... Acabei ontem à noite até com muita pena e tristeza de ser tão pequeno. Queria saber mais!!! Agora, não sei se arrisco a dar mais uma hipótese ao Levantados do Chão, ou se compro o Caim... mas se tivermos em conta que devo ter uma dúzia de livros em casa à espera que eu os leia, e mais um encomendado na Wook - não conta para a arruinar a resolução! Só comprei porque o vale de desconto estava a chegar ao final do prazo!! - talvez seja melhor decidir mais tarde o caminho a seguir.

E sim... comprei este porque era sobre um elefante. Eu sou muito previsível. Eu sei ;)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Citações

Há uma coisa que talvez não saibam acerca daqui da vossa amiga. Eu tenho uma pequena pancada no que toca a livros, mas isso já todos sabem, o que talvez não saibam é que há coisa de uns anos para trás li esta frase:

"(...) por carta sou capaz de expressar o que nunca me atreveria a fazer cara a cara; a palvra escrita é profundamente libertadora"
Isabel Allende in Retrato a Sépia, p.242

Esta frase tocou-me tão profundamente, foi tão verdadeira para mim e para quem eu sou que não a queria esquecer nunca mais. Foi nesse momento que agarrei num Moleskine que tinha livre na estante, e copiei a frase. Foi a primeira de 25 citações que compõem o meu caderninho. Ainda são poucas, porque por vezes quando leio alguma que gosto e não tenho nada para marcar a página (e como não sou fã de sublinhar e escrever nas margens pois sinto-me uma vandala a profanar uma obra de arte) e quando chego a casa já não a consigo encontrar. Mas aos poucos o livrinho compõe-se e sei que um dia o hei-de encher com palavras tão inspiradoras e que dizem tanto sobre nós, como a citação que iniciou todo este ritual.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O que é Nacional é Bom. O que é Nacional é Mágico. O que é Nacional é o nosso Legado



Simplesmente fantástico. Simplesmente real. Simplesmente nosso.

Bibliotecas

Desde que vi A Bela e o Monstro, há muito muito tempo, que um dos meus maiores sonhos é ter uma biblioteca em casa.

Em termos de livros, digamos que esse sonho já é bem possivel. Em termos de espaço, não estivessemos nós a planear um rebento e, tinha uma divisão mesmo perfeita para ela. Assim, visto que a minha secretária é um monstro digno do gabinete do Primeiro-Ministro, na nossa casinha ficámos mesmo pelo escritório, com uma grande estante. Mas o sonho mantêm-se! Se se irá realizar daqui a 10, 20 ou 30 anos... numa segunda compra de casa ou casa de férias... não sei. Mas que eu dava um dedo mindinho para ter uma divisão assim, dava...

Esta no entanto, pertence à Nicole


Já me imagino ali sentadinha, com uma manta nas pernocas, a ler um belo livro... ai... ai...I love it...

Ainda do Natal

Graças a Deus, repito GRAÇAS A DEUS, que eu e o F. nos esquecemos completamente dos queijos Gourmet da marca Saloio, que tinhamos comprado para servir no Natal!!

Ontem quando experimentámos 2 dos 3 queijos, aconteceram 5 acções:


1) Sentimos o pivete.


2) A medo, experimentámos uma fatia de cada.


3) Cuspimos, abruptamente, para o caixote do lixo.


4) Deitámos os queijos fora (totalmente intragáveis).


5) O F. teve que ir levar o lixo (tal não era o fedor).


Atender espanhóis

Quando estou a atender espanhóis e estes falam comigo em português (quando notamos que é um espanhol a falar, mas que se percebe que há ali palavritas que não existem no vocabulário de nuestros hermanos...) fico sempre sem saber se devo falar em português ou se avanço para o espanhol... e acabo por me ficar por um portunhol meio estranho... embarassing...!!!!



Se bem que os que eu gosto mesmo, são os que falam comigo em inglês. Que falam um inglês tão bom que me dá vontade de dizer: Pode falar em espanhol? É que percebo-o melhor :)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Das eleições presidenciais 2011

Um comentário a fazer: SAMPAIO, VOOOOOOOOOLTAAAAAAAAA!!!!!!!!!



(voto, porque é mais do que o meu direito, um dever, mas voto em branco. É que não há nenhum que eu olhe e diga: AH! É um orgulho ter este homem a representar-me!!!!

O meu coração será sempre teu, Sampaio, my love!! Tu sabes bem o quanto me custou ficar impassível, ao ver-te passar à minha frente, quando tudo o que eu queria era saltar o balcão e dar-te uma beijoca!! Assim mesmo, uma beijoca digna de uma trabalhadora do mercado mais típico deste nosso Portugal. Ninguém te chega aos calcanhares!)

Eu disse

Eu disse que não sabia se ia resistir...




Já estão na prateleira dos que me faltam ler!! Wu-UH!!! (de notar que esta fileira da frente, esconde o inicio de mais uma fileira atrás... talvez seja melhor parar de comprar compulsivamente, até ler os que faltam, não?!?)


Não estão bem acompanhados pelas papoilas da minha querida Ana Oliveira?? Mais uma encomenda feita no blog, para oferecer a outrém, mas que não tive coragem de dar (e no fim das contas ainda bem. Teria ficado mais que arrependida em ter perdido este pedacinho de arte, para alguém que se veio a revelar tão pouco merecedor) Começa a ser preocupante, mas tudo o que encomendo para outros, no blog dela, não resisto e ficam para...bem.... moi.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Pensamento do dia

Odeio aspiradores.


Mas assim, ódio mesmo!! Com todas as células do meu ser!

Vicio

Este ano, fiz uma lista mental de várias resoluções.

Uma das quais era fazer-me sócia da Biblioteca da minha nova terra (que já andei a cuscar na Internet e me parece muito boa e com titulos recentes) para não gastar tanto dinheiro em livros. Até porque na estante, tenho um local em especial para todos aqueles que já comprei e ainda não li.

E hoje, que aproveitei a boleia do F. para o trabalho, como vim antes da hora, trouxe um debaixo do bracinho para ir ler um pouco, ali para os lados do Oceanário.

Saio do carro. Frio de rachar.

Refugio-me no Vasco da Gama. Ai tão bem que se está na Bertrand. Deixa cá cuscar as prateleiras. Olha tão giro, finalmente te encontro numa loja. Deixa cá ler-te um pouco.
Minutos passam...

Continuo a ler avidamente...

"Vou ter que te levar!! Para oferecer a uma criança (claro!) ou até mesmo, para ler a um futuro rebento meu. Não é para mim!! Não conta!! AHAHAHAH!!!"


E assim, ao dia 15 de Janeiro, quebrei já a primeira resolução do ano... DAMN!!! Mas mesmo assim, fico orgulhosa por só ter trazido um! É que ao sair da loja, vi uma edição pipi dos 3 livros do Stieg Larsson por 50€. Agora a questão é saber quanto tempo me aguento até os ir buscar a todos... Acho que é já amanhã....

sábado, 15 de janeiro de 2011

Signos

Esta questão dos signos e das invenções dos americanos, enervou-me um bocadinho. Quer dizer, eu sou Touro. O meu F. é Virgem. 2 signos super compatíveis e só boas coisas...




Agora, eu continuo a ser Touro ( sou tão teimosa, mas tão teimosa, que nem assim me tiram o signo) mas o meu F. é Aquário!!!



Mas o que é isto? Meus senhores!!!! MAS O QUE É ISTO?!?!?!? Se o meu F. me deixar, quero só avisar que vos processo a todos devido a esta pressão cósmica que exerceram sobre ele!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Não sou criminologista

Por isso o único comentário que tenho a fazer, sobre o crime de que todos falam, é:

Se o Renato tivesse feito o que fez, a uma mulher, todos os comentários que se fazem - quer na blogoesfera, nas noticias, no café... - seriam completamente diferentes.

Não haveria cá um cordão de solidariedade por um assassino sádico. É devido a estas coisas e aos comentários que se ouvem e se lêem, que por vezes, ainda que por um momento, tenho vergonha de ser portuguesa.

Este caso só me lembra o do livro\filme Tempo de Matar (em que como a criança violada e espancada era negra, não havia grande mal. e se tinha sido escolhida para tal horror, era porque alguma coisa tinha feito).

domingo, 9 de janeiro de 2011

Domesticidade

Ontem, entre ir para casa fazer a limpeza ou ir para casa do meu pai onde me esperavam para lanchar os 3 do costume (pai, irmão e sobrinha), fui comer torradinhas e beber café com leite (o melhor lanche que me podem dar!!! mais uma vez, sangue alentejano... que é que se há-de fazer).

Entre ficar em casa do meu pai a jogar jogos de tabuleiro e tirar fotos malucas com a máquina do telemóvel enquanto a C. tentava fazer bolas de sabão, e ir lavar as 2 peças que esperam pelas minhas mãozinhas e pelo detergente próprio para lavar à mão (cujo nome não me recordo), ganhei umas quantas fotos novas da catraia.

Hoje, pago a moeda já que tenho o pó para limpar. O chão para aspirar. As loiças dos w.c.'s para lavar. Os chãos das w.c.'s e cozinha para lavar. A roupa para lavar à mão. A roupa que já secou e que há que passar a ferro. As refeições que tenho que fazer, para o F. amanhã almoçar... Já estou morta e ainda não comecei

Ser-se Invisível

Às vezes até dá jeito ser-se invisível.
Como ao estar na fila da caixa de pagamento do Minipreço, quando ao abrir uma nova caixa ao lado com o pregão do costume: "por favor, venham pela mesma ordem" tento chamar a atenção do casal à minha frente: "olhe desculpe" "boa tarde!" até no ombro lhes toquei e o homenzinho nada... como se tivesse sido o vento.
Por isso é que eu fui atendida, paguei, pus as minhas compritas nos meus saquitos de pano e segui caminho, enquanto eles se mantiveram na caixa atafulhada de gente.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Deus!

Hoje o despertador tocou às 06:00 a.m. como de costume.

Também como habitualmente, desliguei, virei-me para o lado e pensei, levanto-me às 06:05.

Como acontece todos os dias (ou melhor, quase) abri os olhos e vi que já eram 06:06. Óh que chatice, pensei eu, agora espero pelas 06:10 (sim... sou profissional de ficar a fazer ronha).

Foi então, que às 06:08, DEUS falou comigo. Ou melhor, rugiu um trovão tão espectacularmente estrondoso ali junto da minha casita que mais parecia que Deus me gritava em plenos pulmões: LEVANTA MAS É O CÚ DA CAMA E VAI TRABALHAAAAR!!!!
A Natureza mete-me mucho medo às vezes! Mas para verem como foi, a minha colega diz que à mesma hora se estava a maquilhar e que ia vazando um olho com o susto. Já o meu F. estava no computador à mesma hora, e, ia caindo da cadeira! MEEEEE-DO!!!!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dolce far niente

E o que é que se fez na primeira folga do ano? Nada... Rien de rien... Nem as decorações de Natal tirei. Foi só ver filmes, comer chocolates e cozinhar (claro que depois de cozinhar, há que arrumar não é verdade).

Mas este fim-de-semana foi mesmo lindo. Em frente à bela da DVD a ver filmes seguidinhos. Um atrás do outro.

Comecei pela Saga Millenium.

O primeiro filme\livro da Saga Millenium: Os Homens que Odeiam as Mulheres. Ainda não li nenhum dos livros da saga, principalmente porque sempre que entro numa livraria fico sempre indecisa entre alguns livros e depois a escolha baseia-se, basicamente, no preço. Como estes livros são sempre dos mais caros, acabei por nunca levar nenhum.



O filme... gostei bastante! Muito dark (já há muito tempo que não via algo assim que apelasse à minha alma negra), um pouco violento a mais (quem me conhece sabe que existem cenas em certos filmes, que para vós até podem ser levezinhas, mas que me deixam fisicamente doente. deve ser trauma de alguma vida passada), adorei escutar o ritmo da lingua sueca, e a actriz principal é simplesmente fenomenal. Noomi Rapace. Lembrem-se deste nome meus meninos!

Logo de seguida vi... rufos... Eat, Pray, Love. Tem tuuuuuuudo a ver eheheheheheh Gostei do filme. É sem dúvida um chick-flick (e posso dizer que o meu F. ficou satisfeito de eu não o obrigar a ver comigo eheheh) daqueles filmes que nos faz pensar na vida, mas sem ser demasiado sério. Não gostei do papel do Javier. Acho que foi um pouco mal escolhido para o papel. Ele de brasileiro, não tem nadinha, o sotaque é muito mau... não gostei pronto. Sei que o escolheram porque é o actor latino mais badalado do momento, mas... nop... nem sexy o homem está neste filme...



A seguir a este... mais um chick-flick. Marie Antoinette! Oh yeah... minha maravilhosa Kirsten Dunst no seu melhor. Gostei bastante do filme em que nos mostram como a corte francesa corrompe a inocente Maria Antonia de Áustria. Só achei que exageram um pouco na infatilidade de Louis XVI. De resto, 5* , fotografia fantástica, adorei a banda sonora contemporânea num filme deste género e é sem dúvida um óptimo filme para agradarem às muchachas.


Para finalizar... tuntuntuntuuuuuun: A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo.

Mais uma vez... e viva a Noomi!!! Bem mais soft, mas gostei da linha do filme. Nem muito parado, nem avança demasiado. Dá sem dúvida para quem nunca leu os livros, como eu, consiga seguir a linha de pensamento. Gostei de toda a trama, há sempre aquela vontade de gritar: AH GANDA MULHER, quando ela se envolve em perigos, mas uma pessoa controla-se, senão a nossa cara metade acha (ou saberá já de certeza) que somos maluquinhas de todo. Recomendo, mais uma vez. Não me posso pôr aqui a falar do que mais gostei, porque tenho medo de estragar os filmes para quem não sabe nadinha da história. Recomendo vivamente e não tenham medo de ser em sueco. Adorei as cadências da lingua! Vá... não estejam à espera do remake de Holywood (ME-DO!!! estragam sempre os filmes com os seus remakes... cada vez que me lembro do Táxi... tss tss tss nojo nojo nojo...) e vão ver\alugar estes filmezinhos! Estou em pulgas para que saia o 3º e último filme. Até porque agora só vou ler os livros depois de ver toda a saga! Senão, também não tem piada...

E pronto... é isto a vidinha de quem agora pode passar as suas folgas de papo para o ar... para a próxima planeia-se já uma maratona Parenthood :D

sábado, 1 de janeiro de 2011

2011!

Ano Novo Vida Nova, não é assim que se diz?

É por isso que agora, e só este ano me deu a panca para fazer o Facebook (lá está... se não os vences, junta-te a eles) e... rufos de tambores s'il vou plait:


Acabei

Imprimi

Encadernei

Entreguei


A tese!


Se vai ser uma vida nova não sei, mas que vai ser bem mais livre vai! E espera-se um belo retorno aos crafts!